Quem somos

Nossa escola começou lá em 1992, desde então já se passaram 26 anos, que nos são motivo de muito orgulho.

O Colégio Dona Clara foi fundado como Instituto Educacional Dona Clara. Nossa história caminhou junto à do bairro que nos deu o nome e por meio do qual passamos a acolher estudantes e famílias de toda a Belo Horizonte. Seu início deve-se ao sonho pessoal de Patrícia Hastings, que hoje é diretora do Colégio, ao lado de seu marido, Mark Hastings. À época, a escola que hoje conta com três unidades no bairro Dona Clara e atende a toda a educação básica começou com sua Unidade 01, na rua Orozimbo Nonato, atendendo apenas a alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

A escola cresceu de forma orgânica, à medida em que seu reconhecimento pela comunidade também crescia e a própria comunidade demandava a abertura dos demais segmentos: Infantil, Ensino Fundamental 2 e Médio. Hoje atendemos todos os segmentos e dispomos de excelente estrutura para fazê-lo.

Um pouco mais de nossa história você pode conferir nesta linha do tempo.

Há 26 anos prezamos por uma educação de excelência, que respeita o aluno nas especificidades de cada fase do seu desenvolvimento e que busca estimulá-lo a crescer de maneira saudável como ser humano: intelectual, relacional e emocionalmente.

Falando pedagogicamente mas em uma linguagem acessível, buscamos nos referenciais clássicos da teoria do ensino elementos que contribuam para a nossa prática, sem nos limitarmos às barreiras que, entendemos, a adoção exclusiva de uma ou outra metodologia acabaria por nos impor.

Assim, valorizamos a interação social, as relações e a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Em contrapartida, reconhecemos que cada um aprende no seu ritmo e precisa de um tempo e método individuais para aprender. Também reconhecemos que esse mesmo aluno só será um dia autônomo, se for guiado até certo ponto por mãos seguras. Portanto, trazemos elementos de diferentes propostas de ensino que, entendemos, poderem juntas contribuir para a formação do sujeito e cidadão que almejamos.

Finalmente, acreditamos e trabalhamos em prol de uma educação transformadora: tanto da realidade social quanto do próprio indivíduo. Entendemos que isso se dá quando o aluno recebe a oportunidade, na forma dos estímulos devidos a cada fase de seu desenvolvimento natural, de construir-se sujeito e cidadão. Sujeito livre, autônomo, senhor de si e cidadão consciente e relevante. Alguém pronto intelectual, relacional e emocionalmente para lidar com os desafios que lhe serão impostos e aqueles os quais ele escolherá abraçar.

Linha do tempo

  1. 1992

    Fundada em 1º de fevereiro de 1992, com o nome de Instituto Educacional Dona Clara, a escola iniciou suas atividades atendendo alunos do Maternal ao 3º Período. Devido ao empenho e dedicação, o Colégio ganhou reconhecimento na região e conquistou a confiança de muitas famílias. 

  2. 1994

    Em 1994, o colégio expandiu a sua estrutura pela primeira vez, passando a atender também a 1ª etapa do Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série, com o objetivo de acompanhar cada etapa de formação dos estudantes.  

  3. 1999

    Em fevereiro de 1999, a Instituição passou a ser chamada de “Colégio Dona Clara” e ampliou o seu segmento escolar com a abertura das turmas de 5ª a 8ª série. A partir disso, iniciamos o processo de uma formação educacional mais sólida e completa, desenvolvendo potenciais e fomentando sonhos para serem concretizados.

  4. 2006

    Nessa fase, o Colégio implantou o Ensino Médio, se tornando o que é hoje: Um Instituto com todos os segmentos da Educação Básica. Também em 2006, foi inaugurado a Unidade III para receber os alunos do Maternal I ao 2º Período. Em frente da nova unidade, está localizada a Praça Miriam Brandão,  que na época foi adotada pela Instituição, sendo hoje um local especial para a realização de atividades para os alunos, famílias e comunidade.

  5. 2017

    Em 2017, para brindar os vinte e cinco anos de fundação, demos mais um grande passo para o futuro transferindo nossa segunda unidade para a Av. Sebastião de Brito, 780. Durante todos esses anos, o Colégio Dona Clara consolidou-se como uma instituição de ensino que educa com qualidade e desenvolve integralmente o aluno. Formamos cidadãos competentes e habilidosos, tanto para o mercado de trabalho, quanto para a convivência social e solidária.

Estrutura

  • Tudo
  • Instalações
  • Quadra
  • Laboratório